O que mudou?
Como escrever e falar
O novo alfabeto da Língua Portuguesa
Regras de acentuação,
do uso do hífen,
do fim do trema.
Desde janeiro de 2009, passou a vigorar no Brasil o novo acordo ortográfico, e neste livro o autor, de forma prática e de fácil compreensão, tem o objetivo de auxiliar os leitores nesta fase de adaptação com as novas regras ortográficas.
A língua portuguesa é falada e escrita em oito países, chamados de lusófonos (de fala portuguesa). Além do Brasil e Portugal, formam o grupo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Estes países compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em torno de 240 milhões de pessoas falam o idioma, considerado o sexto mais falado do mundo.
Para unificar a língua e torná-la mais forte por sua influência, criou-se em 1990, o acordo ortográfico. E como toda e qualquer alteração da língua necessita de aprovação oficial, o Governo brasileiro editou decreto regulamentando as mudanças, conforme publicação no Diário Oficial da União, seção i n. 87 p.11, Resolução nº 17, de 7 de maio de 2008, que “Autoriza a adequação dos livros escolares de ensino fundamental e médio às mudanças implementadas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”.
A alteração proposta vai impor mudanças no dicionário português correspondentes a 1,42%, enquanto no Brasil as mudanças serão de apenas 0,43%. Passam a vigorar no Brasil a partir do ano de 2009, com duração de três anos, tempo estimado para as adaptações necessárias. Enquanto as alterações não sejam totalmente assimiladas, avaliações, concursos e vestibulares aceitarão as duas grafias. Isso durará até final de 2011. Mas a partir de 2010, alunos da rede pública do Ensino Fundamental receberão seus livros já com as novas normas. O mesmo deverá ocorrer aos do Ensino Médio, porém, entre 2011 e 2012.
Inicialmente as regras serão usadas obrigatoriamente a partir de 2009, nos documentos de Governo.
MUDANÇAS
O alfabeto ganha mais três novas letras e passa de 23 para 26, com a inclusão das novas letras:
K, Y e W (k, y e w).
ALGUMAS PALAVRAS QUE PERDERÃO O ACENTO AGUDO
Forma anterior Forma posterior
Assembléia Assembleia
Heróico Heroico
Idéia Ideia
Jibóia Jiboia
Feiúra Feiura
ABOLIÇÃO DO TREMA
Forma anterior Forma posterior
Agüente Aguente
Lingüiça Linguiça
Seqüestro Sequestro
Tranqüilo Tranquilo
CAI O ACENTO NAS PALAVRAS TERMINADAS EM DUPLO O (OO)
Forma anterior Forma posterior
Abençôo Abençoo
Enjôo Enjoo
Magôo Magoo
Perdôo Perdoo
Vôo Voo
HÍFEN
Forma anterior Forma posterior
Anti-rábica Antirrábica
Anti-religioso Antirreligioso
Anti-semita Antissemita
Auto-estrada Autoestrada